top of page

História

Colegio Educarte

Educ'arte

O Colégio Educ’Arte foi fundado em maio de 2013, tendo iniciado as suas atividades educativas com as valências de Creche e Pré-Escolar no Pólo I.

 

Em 2016 iniciou a sua atividade educativa na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, prática que conduziu à construção do Pólo II em 2019.

É um estabelecimento de ensino que se regulamenta de acordo com as normas do Ministério de Educação Português (MEP), sendo lecionados os currículos e os programas portugueses em todas as suas valências de ensino.

 

Obteve o seu processo de reconhecimento com o MEP em Maio de 2021, sendo atualmente visto como uma escola portuguesa no Estrangeiro. 

 

O objetivo primordial do Colégio Educ’Arte é promover uma educação com valores, princípios e atitudes que tornem as crianças cidadãos competentes para viver na sociedade do futuro, que se encontra em constante mudança.

 

O Colégio Educ’Arte tem por visão a promoção de fatores essenciais para o crescimento efetivo de todos os seus alunos, preocupando-se, sempre, com a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar de cada um dos seus alunos. 

Desde a primeira hora que a missão do Colégio Educ’Arte foi centrada na educação das crianças, proporcionando às mesmas um crescimento sustentado, onde a liberdade criativa e partilha de conhecimentos e objetos fazem parte do dia-a-dia das mesmas.

A amizade, o conhecimento, a multiculturalidade, os afetos, a partilha, a cultura do país onde nos encontramos inseridos, fazem dos valores que diariamente são trabalhados e promovidos por toda a comunidade escolar, a par da responsabilidade, da confiança e da solidariedade entre todos.

O Colégio Educ’Arte ainda respeita a inclusão social e a participação de todos, porque para todos são importantes e todos fazem parte da nossa comunidade.

Tiago Alves

Em 2013 surge um projeto que tem como objetivo inovar na forma de educar, recorrendo à arte para transportar as crianças, numa viagem de conhecimento e de formação social. A arte é um recurso que permite ao indivíduo explorar o sentido estético, mas, além disso, ela implica recorrer a metodologias, explorar limites, fazer opções de escolha, desenvolver o lado criativo e ultrapassar dificuldades, procurando opções de resposta e soluções na ausência de recursos. Mais do que transmitir conhecimento, pretendemos formar cidadãos para o futuro, crianças e alunos que se revelem pessoas respeitadoras, de si, dos outros, da sociedade e do mundo que as rodeia; responsáveis, pelos projetos pessoais, bem como enquanto cidadãos comuns; empreendedoras; criativas e com capacidade de resposta às adversidades da vida; autónomas e independentes; resilientes e respeitadoras de uma sociedade que se revela cada vez mais complexa na sua diversidade. A arte em si envolve igualmente o experiênciar de um conjunto de emoções. O processo de elaboração, a concretização e a observação/experienciação da arte, permite-nos desenvolver uma inteligência essêncial à nossa integração social, empoderamento pessoal e satisfação com a vida,  a inteligência emocional.  

 

Em conjunto com as diferentes técnicas de expressão artística, as dinâmicas de grupo e as atividades lúdicas têm-se revelado ferramentas fundamentais na concretização dos objetivos a que nos propomos, facilitando o processo de aprendizagem e de crescimento das crianças, capacitando-as das competências essenciais para a sua adaptação às diferentes etapas da vida. A pintura, a escultura, a literatura, a música, o cinema e a expressão dramática, lado a lado com o jogo, as dinâmicas de grupo, o brincar e os recursos tecnológicos, facilitam  o processo de aprendizagem tornando-o numa experiência mais enriquecedora e facilitadora da aquisição de conhecimento, proporcionando às crianças experimentar vivências que as transportam para o universo da leitura, escrita, conhecimento do mundo e da sociedade em geral, da matemática, da cultura, do desporto(…) e ir ao encontro, daqueles que se revelarem ser mais tarde, os seus interesses pessoais.

Tiago Alves Diretor.jpg
bottom of page